300 conta-nos a história de um grupo de soldados de Esparta (300...) que, liderados pelo Rei Leónidas (Gerard Butler, do Phantom of the Opera), faz frente aos guerreiros persas, com um exército superior a um milhão de soldados, subditos do Rei Xerces (o nosso conhecido actor brasileiro Rodrigo Santoro). A visão de Frank Miller é uma versão fantasiada da Batalha das Termópilas, onde realmente um grupo de 300 espartanos e mais algumas centenas de guerreiros gregos travaram o avanço do exército persa, bastante mais numeroso.
Tal como em Sin City (também do Frank Miller), o que temos aqui não é propriamente uma adaptação... é mais uma transcrição. Tanto a nivel de texto como a nivel visual. Em termos de história, o filme acrescenta um pouco mais, ao dar algum relevo à posição tomada pela Rainha durante o conflito, o que não é visível na banda desenhada. Apesar de praticamente todo o filme ter sido filmado contra ecrã azul, o resultado final é fantástico e digno da obra original. Para poderem ver alguns exemplos das semelhanças entre a banda desenhada e o filme, visitem este link.
Mas basicamente, é um filme com muita pancada, sangue a espirar por todos os lados, interpretações simples mas boas. Não defraudou em nada as espectativas que tinha depositado neste filme e é para mim um dos melhores filmes de 2007.
Sem comentários:
Enviar um comentário