A história começa há 150 anos na cidade de Wall, na fronteira com o País Mágico. Começamos por conhecer Dunstan Thorn, que ao visitar o mercado mágico conhece uma mulher com a qual faz O amor... e 9 meses depois lhe deixa uma criança: Tristan Thorn.
18 anos mais tarde, o Rei de Stormhold (no País Mágico) está às portas da morte e lança uma pedra preciosa para o céu, dizendo que o filho (de 7, 4 deles mortos...) que a recuperar será o seu sucessor. A pedra acerta numa estrela, que cai no País Mágico. Tristan, enquanto acompanha Victoria (sua paixão) a casa, vê a estrela cadente e promete que vai encontrar a estrela e trazê-la para Victoria a troco de um beijo e, quem sabe, da sua mão em casamento. Mas Tristan não é o único a ver a estrela... 3 bruxas velhas, as Lilim, também a veêm e sabem que se consumirem o coração da estrela voltarão a ser jovens. Assim, uma delas parte em busca da estrela.
E é assim que todos desejam encontrar a estrela e partem à sua procura, seja por bons ou maus motivos. Aventuras, duelos, fantasias, vinganças... O resto não vou contar... terão de ler o livro ou ver o filme! ;) O próprio autor descreve Stardust como um conto de fadas para adultos.
Mas como quase todas as adaptações de livros ou bandas desenhadas, tratam-se disso mesmo: adaptações. Excepto talvez Sin City ou 300 (no que toca principalmente a bandas desenhadas - e Gaiman também é muito conhecido por escrevê-las), todas as adaptações acabam por divergir de alguma forma da obra original. Stardust não é excepção... Um simples exemplo é o destaque que, aparentemente, o filme dá a uma personagem chamada Captain Shakespeare (interpretado por Robert De Niro) e que no livro nem chegamos a saber o seu nome e que aparece em 5 páginas, no máximo. Mas não é por isso que vou deixar de ver o filme... Antes pelo contrário. Tenho imensa curiosidade para ver até que ponto o filme consegue mostrar a fantasia que Neil Gaiman tão bem consegue descrever nos seus livros.
O filme já estreou nos Estados Unidos e, mesmo sem ter receitas de bilheteira excepcionais, tem recebido boas críticas. Por cá, temos de esperar por 27 de Setembro para podermos ver este filme no cinema, com Charlie Cox, Claire Daines, Robert De Niro, Sienna Miller, Michelle Pfeiffer, Jason Flemyng, Mark Strong, Kate Magowan, Rupert Everett, Peter O'Toole e narrado por Ian McKellen.
Sem comentários:
Enviar um comentário