11 junho, 2007

Filme da Semana (11 Junho '07 a 17 Junho '07) - Clerks + Mallrats + Chasing Amy + Dogma + Jay and Silent Bob Strike Back + Clerks II

Pois é... como tou de férias, hoje não temos um filme da semana... temos 6! Mas não se tratam de 6 filmes ao acaso, nem de 6 filmes isolados, nem dos 6 filmes do Star Wars... São 6 filmes do Kevin Smith!

Kevin Smith?? Quem é o Kevin Smith?? Basicamente, é um escritor de filmes, banda desenhada, realizador, actor... o homem faz um pouco de cada coisa. Normalmente, os filmes são passados em New Jersey e têm imensas referências à cultura pop americana, com grande destaque para os comic books e a saga Star Wars. Outra característica dos filmes é o facto de se fazerem várias referências aos outros filmes dele. Também comum a todos os filmes... Jay e Silent Bob!

Mas comecemos do princípio...
Em 1994, Clerks. Filme low-budget (para realizar este filme, Kevin vendeu uma grande parte da sua colecção de comic books), a preto e branco e sem actores conhecidos (pelo menos, na altura...).
Este filme acompanha um dia na vida de 2 empregados (clerks) de uma loja de conveniência e um clube de vídeo - Dante Hicks e Randal Graves - nas suas aventuras (ou desventuras) e banalidades do dia-a-dia de um clerk nos Estados Unidos. A acompanha-los, sempre junto aos seus locais de trabalho, Jay e Silent Bob (o próprio Kevin Smith) - os dealers locais. Um que não diz nada de jeito e outro que não diz nada.
Frases como "This job would be great if it wasn't for the fucking customers" (Randal) ou ""Empire" had the better ending. I mean, Luke gets his hand cut off, finds out Vader's his father, Han gets frozen and taken away by Boba Fett. It ends on such a down note. I mean, that's what life is, a series of down endings. All "Jedi" had was a bunch of Muppets" (Dante) marcam o tipo de diálogos ao longo de todo o filme.

Segue-se Mallrats, em 1995. Desta vez, encontramos outros 2 amigos - TS e Brodie - num centro comercial. Namoradas, concursos, um pai, estereogramas, comics books, o Coelho da Páscoa... e tudo isto, num centro comercial! Ah... e não nos podemos esquecer de... Jay e Silent Bob, mais uma vez bem perto do centro da acção.
Desta vez, além de encontrar caras conhecidas de Clerks, o elenco já se encontra recheado de actores famosos, muitos deles amigos pessoais do Kevin Smith - Jason Lee, Jeremy London, Shannen Doherty, Ben Affleck, Claire Forlani, Ethan Suplee, Joey Lauren Adams - e até Stan Lee (o pai do Spider-Man, X-Men, Hulk e muitos outros heróis da Marvel Comics) faz uma breve aparição no filme.
Ao segundo filme, já encontramos semelhanças e referências a Clerks. Encontramos um Gil Hicks, primo do Dante e interpretado pelo mesmo actor, Brian O'Halloran. A casa do Brodie é a mesma casa onde morava o Dante. And so on, and so on...
Após o sucesso de Clerks, Kevin comprou de volta a colecção de comic books e é essa mesma colecção que aparece na cave do Brodie.


Continuado com a embalagem, Kevin realiza Chasing Amy em 1997. Comédia romântica, centrada em 2 criadores de comic books. Holden McNeil (Ben Affleck), um machão heterossexual e Alyssa Jones (Joey Lauren Adams), uma lésbica assumida bissexual. O filme conta a história de como se conheceram e as dificuldades que encontraram na sua relação, nomeadamente os osbstáculos na forma de Banky Edwards (Jason Lee), melhor amigo de Holden, parceiro de Holden no negócio, ligeiramente homofóbico e com ciúmes da relação entre Holden e Alyssa.
Mais uma vez Brian O'Halloran aparece... com o nome Jim Hicks. Alyssa diz a Holden que teve sexo com Gwen Turner and Shannon Hamilton, representados por eles próprios em Mallrats. Matt Damon aparece num papel pequeno. A teia continua...
Ah... e, como não podia deixar de ser... Jay e Silent Bob, sempre presentes!

1999 - Dogma. 2 anjos banidos (Ben Affleck e Matt Damon) descobrem uma maneira de voltar ao Céu. Para se opôr a eles, é recrutada Bethany (que trabalha numa clinica de abortos), mas não vai sozinha... Para ajudá-la, Jay, Silent Bob e o 13º apóstolo de Cristo. E ainda têm de enfrentar Azrael (Jason Lee). O 4º filme desta saga foca muito o tema da religião, com o aparecimento de uma nova campanha "Catholicism Wow!", representado pelo Buddy Christ.
A juntar aos elementos habituais dos filmes de Kevin Smith, encontramos Chris Rock, Selma Hayek, Alan Rickman e Alanis Morrisette, no papel de Deus. Mais um primo Hicks que aparece: desta vez, Grant.

Depois de serem parte importante em 4 filmes, Jay e Silent Bob têm finalmente a oportunidade de serem as estrelas principais, em Jay and Silent Bob Strike Back, de 2001. Desta vez, questões legais relacionadas com o lançamento de um filme baseado num comic book ,inspirado por eles, levam Jay e Silent Bob a percorrem os EUA, cruzando-se pelo caminho com personagens e acontecimentos que marcaram os filmes anteriores. Chegamos inclusivé, a ter Ben Affleck e Jason Lee a representar 2 papeís distintos cada, provocado pelas diversas aparições dos mesmos nos filmes desta saga.
Como se não bastasse, adivinhem quem aparece neste filme... Ben Affleck, Matt Damon, Jason Lee... Como se isso fosse pouco, ainda temos Will Ferrell, Eliza Dushku, Ali Larter, Chris Rock, Sean William Scott e muitos outros, com destaque para Mark Hamill e Carrie Fisher (os nossos queridos Luke Skywalker e Princesa Leia), juntos pela primeira vez desde Regresso do Jedi.


Foi preciso esperar por 2006 para voltarmos a ver um filme de Kevin Smith no universo que ele criou. Em Clerks II, vamos encontrar Dante e Randal, 10 anos mais velhos, a trabalhar num fast-food de hamburgers, depois de um incêndio na loja de conveniência. Dante está pra se casar, Randal continua na mesma e sempre a gozar com o novo colega deles. Pelo meio, uma chefe (Rosario Dawson) que gosta muito do Dante, um burro, Ben Affleck e Jason Lee (mais uma vez), Transformers e Senhor dos Aneís. E como não podia deixar de ser... Jay e Silent Bob!
A cadeia de restaurantes é a referida em Dogma, Jay têm uma t-shirt com o Buddy Christ...


As referências aos filmes previamente lançados mantêm-se, para fechar (até prova em contrário) esta saga de 6 filmes, que podem ser vistos em separado, mas que devemos ver pela ordem correcta e todos para apreciarmos melhor a inter-ligação entre todas as histórias.


1 comentário:

Unknown disse...

já agora! :)

http://silentbobspeaks.com/

e continua a escrever, ando por aqui a ler ;)

hug!