27 junho, 2007

Filme da Semana (26 Junho '07 a 01 Julho '07) - Some Kind of Monster

Aproveitando a onda musical desta semana, o filme da semana é sobre música. E não... não é um musical. Basicamente... é um documentário.

Some Kind of Monster (2004) começou por se tratar de um simples making-of sobre o último oitavo de estúdio dos Metallica, St. Anger. Com o desenrolar dos acontecimentos, acabou por se tornar num documentário que explora, essencialmente, as relações entre os elementos da banda e as dificuldades no processo criativo.

O último álbum de estúdio tinha sido gravado em 1998 (Garage Inc. - álbum de covers) e depois disso, a banda preparou-se para o espectáculo com a Orquestra Sinfónica de San Francisco, editado em S&M. Em 2001, por diversos motivos, o baixista Jason Newsted deixa a banda. No mesmo ano, James Hetfield vai para uma clínica de reabilitação, devido a problemas com o álcool. Chegou a pensar-se que seria o fim da banda. Com o regresso de James, a banda começa a preparar o novo álbum, mas apenas a meio-tempo, para James se poder dedicar à família. O produtor Bob Rock grava as faixas de baixo. A escolha de um novo baixista (Rob Trujillo, ex-Suicidal Tendencies e ex-Ozzy Osbourne). Tudo isto, acompanhados pelo "terapeuta" Phil Towle, que confronta a banda com as relações entre os membros da mesma, as lutas pelo poder e mais alguns demónios interiores.

Assim temos duas horas de documentário, recheado de sessões de terapia, sessões de estúdio, entrevistas. Para os fãns da banda, que conhecem bem a história destes monstros do heavy metal, um complemento para toda a colecção.


Sem comentários: