18 junho, 2007

Filme da Semana (18 Junho '07 a 25 Junho '07) - Batman Begins

Esta semana temos um filme que estreou há já um ano e cuja sequela está prevista para o ano que vem: Batman Begins.

A saga dos filmes do Batman até começou bem (Batman, em 1989, e Batman Returns, em 1992)... Tim Burton, Michael Keaton, bons argumentos, bons vilões (principalmente o Joker do Jack Nicholson). Depois... é melhor nem ir por aí, porque senão deixamos para trás o que realmente interessa - o 5º filme da saga e, na minha opinião, o melhor de todos.

Foi preciso esperar por 2006 para voltar a ver um Batman nos cinemas digno disso mesmo - de ser visto num grande ecrã, com um grande sistema de som. Christopher Nolan (realizador de Memento) resolveu voltar ao zero e contar desde o início (daí o nome...) a história do menino Bruce Wayne que, coitadinho, perdeu os pais cedo demais e tinha pavor de morcegos. Até aqui nada de novo... mas Nolan faz-nos conhecer realmente as origens do Batman, a ausência de Wayne de Gotham City, os percursos em busca de si mesmo.

A escolha de um elenco é sempre um processo complicado e alvo das mais inúmeras objecções. Mas Nolan acertou em cheio na escolha de Christian Bale para o papel de Batman / Bruce Wayne, acabado de fazer excelentes filmes como Equilibrium e The Machinist. A acompanhá-lo, Michael Caine, Liam Neeson, Gary Oldman, Ken Watanabe, Morgan Freeman, Cillian Murphy e Katie Holmes (sem dúvida, o elo mais fraco de todo o filme).

É mesmo um grande filme, cheio de acção, efeitos especiais e gadgets q.b. e que deixa uma pessoa à espera do próximo. Felizmente, já "só" temos de esperar um ano e um mês. 18 de Julho de 2008 marca a estreia de The Dark Knight, que traz-nos praticamente o mesmo elenco e um novo Joker (Heath Ledger) e um novo Harvey Dent (Aaron Eckhart), para além da substituição da Katie Holmes pela Maggie Gyllenhaal (que esperemos que seja bem melhor que a sua antecessora).

É um daqueles filmes que vale mesmo a pena comprar em DVD e vê-lo algumas vezes, bem como os extras que o acompanham.

2 comentários:

Unknown disse...

Podes ver o novo fato do 'The Dark Knight' aqui ;)
Não gostei muito, lol. Demasiado bélico, preferi o do Begins.

E já começam a haver fotos das filmagens. Can't wait!

Sabicho disse...

Tb gosto mais do do Begins. Além dessas fotos, ja apareceram umas com a nova mota e o próprio Joker.

http://thedarkknight.warnerbros.com/
http://www.ibelieveinharveydent.com/
http://www.ibelieveinharveydenttoo.com/ selecciona todo o texto e retira todos os "ha"... ;)